A Conquista da Autonomia

O "Panorama Sistêmico Funcional" por trás do Método Feldenkrais.

...para aumentar o grau integrativo de intervenções baseadas em movimento.

Temas abordados:

 

O QUE É AGIR?

- Intencionalidade e Consciência (tipos e graus)

- O conceito de Ato (Berthoz e Husserl)

- Integração e Fragmentação na Complexidade

- Neuro-evolução e Fenomenologia

- Vetores evolutivos na história do sistema nervoso.

- 4 Temporalidades: Filogênese, Ontogênese, Cultura, Agora.

- O Susto e o Óbvio

 

REVOLUÇÕES DO MUNDO PRÓPRIO

- O Mundo Próprio

- Os domínios da Ação

- A Poética dos Revolucionários

- Mundo metabólico

- Mundo motosensorial

- Mundo límbico

- Mundo Social

- Mundos Simbólicos

 

ATO INTEGRATIVO (estratégias de intervenção)

- Ato Integrativo e Ação fragmentadora

- Integração Funcional (Moshe Feldenkrais)

- Educar o Sentir

- Correção vs. Autoregulação

- Estratégias Neurais de descronificação e plasticidade (INI-END)

- Ação Potente

 

Níveis de intervenção:

- eu, o outro, o ambiente.

- Operação, ação, situação, contexto.

- Tarefa, projeto, autoimagem.

- O Grupo

- Autoimagem, Cosmo visão e Visão de Mundo.

 

- AIE: Awareness, Integração e Escolha.

- O Sentimento Estético.

 

Palavras-chave: direção, informação, organização, intenção, força, ser.

 

Referências: Moshe Feldenkrais, Alain Berthoz, Edmund Husserl, Henri Wallon, Antonio Damasio, Gregory Bateson, Rudolf Steiner, Gaston Bachelar.

 

 

Público: aberto a todos, principalmente aos interessados nas relações entre movimento e consciência (natureza-mente-corpo); aos interessados no pensamento e prática do Método Feldenkrais; a profissionais do campo da Educação Somática; educadores em geral.