Respiração Holotrópica

"Uma jornada nos mistérios da mente"

Setembro, dias 9, 10 e 11.

Este fim de semana será um passeio curativo pelos domínios arquetípicos da psique. Utilizaremos a Respiração Holotrópica-TM e o convívio com a Floresta para nos conectarmos aos níveis mais profundos da mente e acedermos a uma sabedoria que nos leva quase que espontaneamente a processos de cura e tranformação.

As experiencias holotrópicas instauram estados ampliados de consciência e ativam capacidades integrativas e regenerativas. Promovem uma LIBERAÇÃO de tensões físicas e emocionais que favorece o movimento natural de desenvolvimento do indivíduo e também de grupos. Quando integramos estas cargas energéticas em nós mesmos, deixamos de vivenciá-las como sintomas em nossa vida cotidiana.

O termo "holotrópico" foi criado a partir de palavras gregas (‪holos = todo + ‪trópos = movimento em direção a).  Fototropismo, por exemplo, é o movimento em direção à luz que as plantas fazem em seu desenvolvimento. Já o quimiotropismo é a tendência das raízes dos vegetais a crescerem em direção a uma determinada presença química. Assim, utiliza-se a palavra "holotropismo" para se referir ao movimento da consciência em direção ao todo, uma tendência de identificação com a totalidade.

A respiração é uma das portas para se gerar a experiência holotrópica. O ato de respirar é central em toda nossa fisiologia e psique e há milênios é explorado sistematicamente por várias culturas. Ao focarmos nossa consciência na respiração, e modificá-la voluntariamente -- aprofundando, acelerando, lentificando, ou até mesmo parando por determinado período --  podemos exercer importantes efeitos em nossa psique.

A Respiração Holotrópica-TM é uma técnica de autoexploração desenvolvida por Stanislav Grof, psiquiatra e cientista Tcheco. A prática é utilizada desde 1976  e tem demonstrado resultados impressionantes. O participante fica deitado e com os olhos fechados, num estado atento e focado, enquanto é conduzido a respirar de forma profunda e acelerada. Cada indivíduo vive o seu processo, sem interrupções, sem diálogo e sem qualquer direcionamento por parte da equipe. Músicas acompanham todo o trabalho, que dura cerca de três horas. Os participantes de organizam em duplas, e a cada sessão um respira e o outro cuida, alternando papéis na sessão seguinte.

Para consolidar e expandir os conteúdos vividos na experiência individual, a sessão de respiração é seguida de arte-terapia e de uma roda de compartilhamento sobre o que foi mais importante e significativo.

PROGRAMAÇÃO:
Sexta a noite, palestra introdutória sobre aspectos históricos, teóricos e práticos.
Sábado: Duas sessões de respiração holotrópica, seguidas de arte-terapia

Domingo: Integração e orientações pós-workshop

VALOR: R$ 600,00 até 26 de agosto, R$ 660,00 depois desta data.

Inclui hospedagem e todas as atividades.

SOBRE O FACILITADOR:

Eduardo Schenberg é pesquisador, neurocientista e facilitador certificado pelo Grof Transpersonal Training.